top of page
Psicologia Escolar e Educacional
Uma das minhas grandes paixões sempre foi o mundo infantil; e com ele, o ambiente escolar. Com algumas práticas de estágio, percebi que o dinamismo da Escola é enriquecedor e abre espaço para criar novas formas de ser - além da possibilidade de criar indivíduos emocionalmente prontos para lidar com a vida.
A Escola é o local onde "treinamos" para mais tarde nos inserirmos no mundo, o que faz com que as relações e acontecimentos que ali se dão tenham tamanha importância para o desenvolvimento do indivíduo.
Dessa forma, meu trabalho como Psicóloga Escolar é, primeiramente, motivado pela minha paixão pela riqueza do mundo infantil. Assim, projetos de intervenção com os pequenos baseados nas diferentes habilidades sociais e conversas de auxílio e acolhimento a famílias e equipe docente fazem parte da prática. O que embasa meu trabalho também é a lógica da prevenção, tendo em vista que intervenções psicoemocionais apresentam melhores resultados se realizadas precocemente (DEL PRETTE & DEL PRETTE, 2013).
É um trabalho fundamentalmente sistêmico. Toda criança tem um cuidador envolvido, que está diretamente conectado com a instituição Escola, que também presta esse cuidado e educação. É nessa interação que a Psicologia intervém, prezando sempre pelo desenvolvimento saudável e íntegro dos sujeitos.
bottom of page